Por que o urso tem o rabo curto
Um dia o Urso encontrou a Raposa, que vinha cantarolando com um saco cheio de peixes que ela havia roubado de um pescador.
“Irmã Raposa!”, disse o Urso, admirado. “Onde você conseguiu esses peixes todos?”
“Ah, meu Senhor Urso”, respondeu a Raposa, com uma mesura, “Eu os pesquei eu mesma na lagoa!”
E o Urso, que sempre está faminto, ficou com vontade dos peixes, e pediu que a Raposa o ensinasse a pescar.
“Ora, meu Senhor, não é difícil!”, disse-lhe a raposa. “Basta irdes até o meio do lago, cortardes um buraco no gelo, e enfiardes o vosso rabo na água” — pois o Urso, naqueles tempos, tinha um rabo longo como um tigre — “e esperardes um bom tempo. Não vos preocupeis se sentires um formigamento no rabo: é sinal de que os peixes estão fisgando. Quanto mais tempo Vossa Majestade mantiverdes vosso rabo na água, mais peixes pegareis. Quando achardes que ficastes tempo o bastante, deveis dardes um puxão forte, de lado, ou os peixes escaparão — se assim o fizerdes, Vossa Ferocidade tereis uma boa surpresa!”
E assim fez o Urso, pois não havia animal capaz de desafiá-lo ou mentir para ele — exceto, mas ele não sabia disso ainda, a Raposa. E então ele foi até o lago, cortou um buraco no gelo com suas garras, e enfiou seu rabo longo e ágil na água gélida, até que sentiu o rabo formigar e até que deixou de senti-lo e, como era muito forte e resiliente, ainda um pouco mais. E depois deu um puxão no rabo, forte, rápido e meio de lado — e o seu rabo, congelado, partiu-se ali mesmo e afundou na água, para a diversão da Raposa.
E é por isso que até hoje o Urso tem o rabo curto.